A responsabilidade socioambiental: compromisso da Master com a sociedade e o meio ambiente
Empresa mostra na prática que é possível unir desenvolvimento econômico com respeito a comunidade e ao meio ambiente
A responsabilidade socioambiental da Master se concretiza a partir do seu compromisso ético com a sustentabilidade e o bem-estar das comunidades em que atua, por meio de práticas que envolvem desde a gestão dos recursos naturais até as relações com colaboradores, clientes, fornecedores e stakeholders, bem como a promoção de iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Com este ponto de partida, a empresa, com quase 30 anos de mercado, investe, continuamente, no papel de empresa sustentável e socialmente responsável.
Fundada em 1994, no meio oeste-catarinense, a Master é uma das únicas empresas brasileiras detentora da cadeia verticalizada, e reconhecida por sua marca comercial Sulita, em que é referência em produtos à base de proteína suína destacando-se no mercado com a linha temperada resfriada. Sucesso que é resultado do seu cuidado com as pessoas e os processos.
GESTÃO MASTER
A conduta da Master é guiada por seu propósito, missão, visão e valores, que são fundamentais para moldar a cultura organizacional da empresa. Além disso, para a condução dos seus negócios, a Master possui o Sistema de Gestão Master (SGM) que norteia todo o planejamento e execução estratégica e operacional da companhia, a visando alcançar resultados sustentáveis que promovam a perenidade e o crescimento contínuo da empresa.
RELACIONAMENTO DA EMPRESA COM O MEIO AMBIENTE
Em constante busca por eficiência produtiva e aproveitamento consciente dos recursos naturais, a preocupação da empresa para com o meio ambiente vai além do atendimento a legislação. Neste sentido, a empresa implantou o Sistema de Gestão Ambiental Master (SGA). Essa iniciativa visa assegurar que todos os processos sejam conduzidos de maneira responsável e ambientalmente sustentáveis.
O SGA atua diretamente no cotidiano dos colaboradores, parceiros integrados, fornecedores e stakeholders, e já permitiu à empresa, criar diversas ferramentas para auxiliar no cumprimento dos controles e melhorar o monitoramento interno ambiental.
ISO 14001
Entre as ações implementadas destacamos a certificação ISO 14001, a qual a empresa é detentora há mais de uma década. Essa certificação é reconhecida internacionalmente e quer dizer que a empresa e suas atividades são desenvolvidas de forma ordenada com alto respeito ao meio ambiente.
SISTRATES
O sistema de tratamento de efluentes da suinocultura – SISTRATES. Fomos pioneiros em mais esta tecnologia em parceria com Embrapa, sistema onde todo dejeto oriundo da produção animal é tratado retirando nitrogênio e potássio, possibilitando o reuso e mesmo lançamento em corpo receptor e ainda gerando gaz metano que alimenta turbina para transformar em energia a ser utilizada na própria unidade, assim como evitando emissão de gases poluentes na atmosfera.
ENERGIA FOTOVOLTAICA
Confirmando o seu compromisso com o meio ambiente, desde 2021 a empresa possui energia fotovoltaica em suas unidades de produção de leitões. A energia solar é uma fonte limpa e sustentável, uma vez que a geração eletricidade a partir da luz solar não emite poluentes ou gases de efeito estufa. Além de ser renovável e ilimitada.
VOLTADA PARA PESSOAS
Um dos valores fundamentais da Master é ser orientado para as pessoas. São elas, que com sua força de trabalho, energia, disposição e engajamento atuam de forma estratégica em cada fase da cadeia de valor.
Para isso, a empresa busca ter um ambiente de trabalho acolhedor e adequado ao exercício das atividades, com o cultivo de bons relacionamentos interpessoais. Investe em benefícios corporativos. Atua forte em ações estratégicas voltada para a saúde e segurança do colaborador. Trabalha com a mobilização de carreira interna através de oportunidade de crescimento. Investe no aprendizado e desenvolvimento dos funcionários por meio de treinamentos e mobilização de trilhas de desenvolvimento, com base em competências técnicas e comportamentais e de lideranças, preparando cada pessoa para o agora e para o futuro.
Essas entre outras práticas adotas pela empresa, evidenciam o cuidado e a valorização da Master para com a sua gente.
VOLTADA À COMUNIDADE
A empresa sempre teve uma atuação forte no desenvolvimento social das cidades onde está inserida, apoiando iniciativas ligados à cultura, ao esporte, bem-estar e ações da própria comunidade. Ciente de que poderia contribuir ainda mais por meio da destinação de parte do imposto de renda, criou em 2021 o Instituto Master. É por meio dele que o compromisso da Master com o desenvolvimento sustentável em especial das comunidades onde atua, se efetiva.
Já são mais de 15 projetos aportados, entre as Leis: Cultura, Esporte, Fundo da Infância e Adolescência (FIA), Fundo do Idoso e Pronas. Além de apoiar projetos de entidades, o Instituto Master também desenvolve seus próprios projetos, com cunho educacional e ambiental. Ao todo, já são mais de 1,2 milhão investidos pelo instituto em projetos sociais voltados às comunidades.
SOBRE A MASTER
Com 29 anos de atuação, o propósito da Master é alimentar pessoas com os valores do campo. Presente em mais de 10 países, é uma das maiores empresas de alimentos de Santa Catarina. Detentora da cadeia independente e verticalizada, a empresa conta com mais de 38 mil matrizes que produzem mais de 1,2 milhão de leitões/ano. Possui duas Unidades industriais processadoras de proteína suína, três fábricas de rações e um centro administrativo. A Master baseia sua estratégia em uma visão a longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 2mil colaboradores, mais 7 mil parceiros indiretos e mais de 300 parceiros produtores rurais e para as comunidades onde está inserida.
Sua marca comercial Sulita apresenta um portfólio com mais de 140 itens, que além de atender os consumidores internos chegam a diversos países. O diferencial da Master não está no que faz, mas sim, como faz.
LEIA TAMBÉM
Meio Ambiente
07/06/2023
JBS e parceiros lançam Abrace o Pantanal, iniciativa para proteger 2,5 milhões de hectares de áreas nativas do bioma
Unindo câmeras de monitoramento, inteligência artificial e brigadas de incêndio, “Abrace o Pantanal” foi lançado em 08 de junho Uma força-tarefa no […]
Leia mais
17/07/2023
Instituto BRF beneficiou mais de 50 mil pessoas em 2022
Três mil colaboradores da Companhia doaram mais de treze mil horas de trabalho voluntário São Paulo, janeiro de 2022 – O Instituto […]
Leia mais
Meio Ambiente
26/07/2023
BRF atinge 100% de rastreabilidade dos fornecedores diretos de grãos
Rastreabilidade dos fornecedores indiretos avançou de 45% em 2022 para 75% no primeiro trimestre de 2023 São Paulo, maio de 2023 – […]
Leia mais